segunda-feira, 14 de abril de 2008

Seminário Olhares Juvenis & Meio Ambiente



O seminário se deu nos dias 12 e 13 de abril em Teresina, no Centro de Formação Odilon Nunes. Dentro do seminário, houve além da colocação dos (as) jovens, uma exposição de conhecimento sobre os eixos temáticos do trabalho que são: juventude, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

Durante os dias do seminário, os (as) jovens receberam informações especificas sobre os assuntos abordados e foram convidadas a participar de um intenso processo de discussão em grupo. O diálogo como método pressupõe que os (as) participantes sejam capazes de ouvir uns aos (às) outros (as) e de interagir sem que a defesa de determinada opinião desconsidere as demais. As regras gerais adotadas para a realização foram à interação entre os (as) envolvidos (as) em busca de pontos comuns que revelem tendências sobre determinadas questões do interesse público em questão e, muito comumente, de impacto em políticas públicas.

Ao longo dos dois dias, os (as) jovens foram convidados a participar de dinâmicas (em grupos) em que o ponto central de debate era a participação dos (as) jovens brasileiros (as) em grupos dos mais variados tipos e principalmente no movimento ambientalista.O objetivo desses instrumentos foi apreender mudanças de posicionamento dos (as) jovens ocorridas ao longo dos dias de discussão. Ocorreram outros momentos de manifestação individual. Logo no início do primeiro dia de seminário, os (as) jovens eram chamados (as) a se apresentar, dizendo também se faziam parte de algum grupo comunitário ou organização juvenil.

Dentre as atividades realizadas estão:

Palestras: Identidade Juvenil – Desafios e Perspectivas: Profª. Valéria Silva - UFPI; Apresentação do Projeto Olhares Juvenis & Meio Ambiente e Coletivo Jovem de Meio Ambiente: Rejane Fontes – pesquisadora; Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Preservação: Ana Helena Lustosa - IBAMA

Oficinas: Gravura em E.V.A.: Meire Fernandes – estudante de artes plásticas da UFPI; Papel Reciclado: Karla Bianca Oliveira – CJ-PI; Hip-Hop: David Brown – rapper.

0 comentários: