domingo, 8 de junho de 2008

Desenvolvimento e Sustentabilidade



No Debate I, Desenvolvimento e Sustentabilidade, o tema foi abordado por Ana Helena Lustosa representante do NEA – IBAMA/PI (Núcleo de Educação Ambiental do IBAMA). O debate iniciou-se com um pequeno histórico dos problemas mundiais. E abordou-se principalmente que o modelo hegemônico de sociedade (vivido hoje) baseado no consumo de grande escala, desenvolvimento tecnológico e exploração dos recursos naturais, provoca profundos desequilíbrios em micro e mega escala.

Percebe-se que ao se debater o tema de desenvolvimento sustentável, principalmente este desenvolvimento sustentável que é implantado em nossa sociedade atual, está se pensando em um desenvolvimento capitalista sustentável, ou seja, de uma sustentabilidade dentro de um quadro institucional de um capitalismo de mercado. Quando esse conceito é reafirmado na verdade serve apenas para dar uma nova legitimidade para a expansão insustentável do capitalismo. Insistimos na idéia de que qualificar a sustentabilidade a partir da defesa da idéia de uma sociedade sustentável, contra a idéia de um desenvolvimento enquanto crescimento sustentável, tentando deslocar o conceito de sua origem desenvolvimentista, buscando sua tradução para a agenda política dos movimentos sociais e da luta por cidadania.

Nas atuais circunstâncias, marcadas atualmente pela tentativa secular e pelo fracasso da industrialização não-capitalista, o desdobramento de uma polêmica apontando deficiências parece mais fácil do que a reconstrução de alternativas teóricas e práticas do desenvolvimento. E ainda assim muitos governantes ainda buscam esse modelo de industrialização tardia, mesmo sabendo que o mesmo é incapaz de oferecer um modelo de desenvolvimento equilibrado da sociedade inteira. A modernização, não acompanhada da intervenção do Estado racional e das correções partindo da sociedade civil, desestrutura a composição social, a economia territorial, e seu contexto ecológico. Por isso, necessitamos de uma perspectiva multidimensional, que envolva economia, ecologia e política ao mesmo tempo. Isso, no fundo, é o ponto de partida da teoria do desenvolvimento sustentável.

1 comentários:

Bianca Oliveira disse...

o desenho tá meio torto mesmo, pq eu que fiz...hauhauhauha