domingo, 6 de julho de 2008

E pelo nosso rio quem é responsável?





O rio Parnaíba é um rio brasileiro que nasce nas Chapada das Mangabeiras e divide os estados do Piauí e do Maranhão. Percorrendo cerca de 1.850 km até sua foz no Oceano Atlântico. O rio se divide em três cursos: o Alto Parnaíba, o Médio Parnaíba e o Baixo Parnaíba. Na cidade de Guadalupe, no Médio Parnaíba, foi construída a barragem de Boa Esperança, que impulsiona a Usina de mesmo nome, geradora de energia integrante do sistema CHESF.

O Vale do Parnaíba possui mais de três mil quilômetros de rios perenes, centenas de lagoas, e ainda, a metade da água de subsolo do Nordeste, avaliadas em dez bilhões de metros cúbicos ao ano. Os afluentes mais importantes estão no estado do Piauí: Gurguéia, Uruçuí-Preto, Canindé, Poti (extremamente degradado e poluído) e Longá. No Maranhão o afluente mais importante é o Rio Balsas. O Parnaíba forma em sua desembocadura um amplo e recortado delta - o único delta em mar aberto das Américas e um dos três maiores do mundo em extensão e beleza natural (os outros são o do rio Nilo, no Egito, e o do rio Mekong, no sudeste asiático). O Delta do Parnaíba é um importante ponto turístico, atraindo gente de todo o mundo interessado no turismo ecológico. O delta hoje é muito visitado pelo seu riquíssimo ecossistema, constituído por dunas, florestas, manguezais e extensas praias, além de sua exuberante fauna composta por espécies de jacarés-do-papo-amarelo, garças, macaco-prego, caranguejo-uçá e outras diversas espécies aquáticas.

Porém se concentra na cidade de Teresina - capital do estado - as maiores ameaças a esse ecossistema de riquíssimas belezas através de ações humanas, em busca do tão aclamado "desenvolvimento". As margens do rio apresentam-se extremamentes desmatadas, causando assim um assoreamento fora do controle. A má administração e falta de tratamento dos esgotos também causam grandes problemas para o rio, já que em Teresina, apenas 13% da população é beneficiada com saneamento básico. Isso significa que o esgoto e coliformes fecais de 87% dos teresinenses, de 696 mil pessoas, são jogados no rio Parnaíba diariamente, segundo a própria AGESPISA.

Porém os investimentos do PAC com saneamento serão investidos uma ordem de R$230 milhões. Pela primeira vez será lançado um programa voltado para o Rio Parnaíba, o rio de maior extensão no Nordeste (são 1.344 km ). Todas as cidades que ficam na margem do rio Parnaíba serão beneficiadas com o programa de saneamento: Parnaíba, Luzilândia, União, Teresina, Floriano, Porto, Uruçuí, etc, além de municípios do Maranhão e do Ceará. Será implantado um sistema de esgoto, tratamento, evitando a poluição do rio, e compradas embarcações, e técnicos irão fazer a fiscalização nas margens do rio.

E agora? Será que nos resta esperar a situação piorar (se é que possível!) para fazer alguma coisa? Ou mesmos nos lembrando que a maior parte do estado é abastecida com a força da usina Boa Esperança, ou seja, das águas do Parnaíba e que as águas que saem em nossas torneiras também são provenientes do rio, devemos mesmo assim esperar????


http://www.portalaz.com.br/noticia/politica_local/72855
http://www.codevasf.gov.br/empresa/rio-parnaiba

0 comentários: