sábado, 13 de setembro de 2008

Coincidência Organizada

Bem sei que Teresina não é um dos lugares mais indicados para o sucesso e adesão geral da população ao movimento chamado de Massa Crítica que começou em São Francisco, nos Estados Unidos, há 15 anos, e hoje já está presente em mais de 300 cidades do mundo, merece a nossa atenção . Tudo começou em uma calma tarde de setembro de 1992, quando mais ou menos meia dúzia de pessoas começou a distribuir folhetos convocando ciclistas para se encontrarem numa praça às 6 da tarde da sexta-feira. O folheto não dizia quem estava organizando aquilo. Não havia líderes. Os ciclistas se encontraram, esperaram até que houvesse gente suficiente (até que “a massa crítica fosse alcançada”) e saíram pedalando, sem roteiro definido, parando o trânsito (a frase “Nós não paramos o trânsito. Nós somos o trânsito”, acabou virando slogan do movimento). Nem todos que participam do movimento, participam por consciência ecológica, mas também por motivos de justiça social, ou simplesmente por gostarem da oportunidade de se locomover na cidade de forma segura e com outras pessoas.
Que tal pensar na idéia de pelo menos alguns dias no ano tirar a bicicleta do armário e deixar de usar o carro ou o coletivo!!


Mas cuidado com o sol, nada de tentar sair por aí no intervalo de 10h as 16h em pleno B-R-O bró... pesquise mais sobre o movimento, aposto que em breve meia duzias de pessoas estarão distribuindo panfletos por aqui também...Massa Crítica de São Francisco (EUA), 29 de abril de 2005.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_Cr%C3%ADtica


0 comentários: