quarta-feira, 19 de novembro de 2008

I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente- I CEIJMA



As atividades da
III Conferência Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (III CNIJMA) são realizadas em três etapas: conferência na escola, conferência estadual e conferência nacional. Através das Conferências nas Escolas, os alunos foram estimulados a perceberem as questões sócio-ambientais da sua localidade e a assumirem responsabilidades diante destas questões, culminando na elaboração de projetos de intervenção da escola sobre o problema. A I Conferência Estadual Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (I CEIJMA) acontecerá nos dias 9 e 10 de dezembro deste ano, em Teresina no Instituto Superior de Educação Antonino Freire (ISEAF). O evento será restrito aos 100 delegados (com seus respectivos acompanhantes), sendo que durante a I CEIJMA estes delegados escolherão as 24 responsabilidades que irão representar o estado do Piauí na III CNIJMA em abril de 2009 - Brasília.

Histórico

A Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental,órgão interministerial que agrega o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Ministério da Educação (MEC). Sua primeira edição ocorreu em 2003, e a segunda, em 2006.

A partir da I Conferência, formaram-se em todo o país Coletivos Jovens de Meio Ambiente e, nas escolas, foram estimuladas a criação de Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida nas Escolas as chamadas COM-VIDAs, grupos de alunos responsáveis por desencadear ações de cuidado e melhoria na qualidade de vida dentro de suas escolas. As COM-VIDAS integram o Programa Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas – MEC, que também nasceu da Conferência.

O tema da III CNIJMA é “Mudanças Ambientais Globais”. A fim de melhor abordá-lo, o MEC propôs a divisão em quatro subtemas: terra, fogo, água e ar e nós. Segundo os organizadores a idéia é que na preparação para a Conferência nas Escolas os quatro elementos sejam relacionados às questões sócio-ambientais locais de cada escola, vinculando-as às questões globais.

O que é a Conferência

A Conferência Infanto-juvenil pelo meio ambiente é um encontro onde são levantadas propostas coletivas para o fortalecimento da cidadania ambiental. A Conferência vem sendo realizada desde 2003 com as escolas de todo o Brasil, sob a coordenação do Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação.

Objetivos

Entre os objetivos da Conferência pode-se destacar o fortalecimento da Educação Ambiental nos sistemas de ensino, propiciando atitude responsável e comprometida da comunidade escolar com as questões sócio-ambientais locais e globais, com ênfase na participação social e nas melhorias das relações de ensino-aprendizagem
, em uma visão de educação integral previstas pelo MEC.

Quem participa

Estudantes do Ensino Fundamental, da 5a a 8a séries das redes pública e privada, urbanas e rurais, comunidades indígenas, quilombolas, assentamentos rurais sem escolas nas últimas séries do ensino fundamental, também podem participar por meio das escolas da 1ª a 4ª séries. Estudantes com necessidades educacionais especiais participam sem restrição de idade, mas devem estar cursando as últimas séries do Ensino Fundamental.

Regimento Interno I CEIJMA

0 comentários: