domingo, 2 de novembro de 2008

O verdadeiro trono

A permacultura é um método holístico para planejar, atualizar e manter sistemas de escala humana ambientalmente sustentáveis, socialmente justos e financeiramente viáveis.

Foi criada pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren na década de 1970. O termo, cunhado na Austrália, veio de permanent agriculture, e mais tarde se estendeu para significar permanent culture. A sustentabilidade ecológica, idéia inicial, estendeu-se para a sustentabilidade dos assentamentos humanos.

Dentre as inúmeras idéias da permacultura (que prometemos tratar com mais frequência aqui) citaremos o sanitário seco, boa leitura!

Sanitário compostável lembra que o cocô do pasto não é o único bom para a plantação. O seu também é!

.: por Lia Bock :.
Jornalista e parceira do IPEC

Há alguns anos o mundo vem falando, aqui e ali, sobre os sanitários compostáveis. Nesse meio tempo muita gente torceu o nariz ou simplesmente não deu muita bola. Mas hoje, quando o problema está todos os dias nos jornais, os sanitários secos ganharam, finalmente, o status que merecem. Eles já estão consolidados como tecnologia social para viabilizar o cocô sustentável há algum tempo, mas só agora assumiram o trono.

Para quem está embarcando hoje neste assunto, uma rápida explicação: os sanitários compostáveis transformam os problemas dos esgotos e do desperdício de água das descargas em solução para o solo. É uma forma eficiente de evitar que litros e litros de água limpa sejam misturados aos excrementos humanos. Neles, os dejetos (líquidos e sólidos) vão sendo depositados em uma câmara fechada e, com tempo e temperatura adequados, tornam-se um excelente adubo orgânico.

Não é exagero dizer que puxar a descarga do vaso sanitário convencional é ver descer esgoto abaixo nossa tão estimada água. E com ela um potencial adubo orgânico gratuito. Para quem ainda acha estranho tamanho apreço pelo cocô humano vão algumas informações. Um dado de 2005, fornecido pelo pesquisador americano Joseph Jenkins, mostra que o mundo gasta em média 90 bilhões de dólares com adubação química por ano. Se utilizássemos nossas próprias fezes, esse dinheiro poderia ser empregado de forma mais útil e o solo ficaria livre dos químicos. Além disso, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) informa em seu site que uma privada gasta em média entre 10 e 14 litros de água por descarga, podendo chegar a consumir 30 litros quando está desregulada.

A primeira pergunta que a maioria das pessoas faz com relação ao sanitário seco é: mas e os coliformes fecais? Os patógenos? O sistema do sanitário compostável pressupõe a aniquilação de todas as possíveis doenças presentes nas fezes. Nosso sistema digestivo funciona sob a temperatura de 37 graus e a melhor maneira de acabar com essas doenças é subir a temperatura. A experiência mostra que se a temperatura do recipiente onde ficam guardadas as fezes for de 50 graus, em um dia os patógenos estarão todos mortos. Como o ideal é deixar as fezes armazenadas entre três e seis meses, não há risco de contaminação.

Nesse processo não se produz poluentes, não se desperdiça água potável e ainda há um respeito pelos ciclos naturais. O que vai sair do seu reservatório de fezes, nada tem a ver com o seu cocô. Meses depois, o que haverá ali é húmus. Um material orgânico decomposto, que forma a base da vida no solo. Alguns podem ter esquecido, mas somos animais! O húmus eleva a capacidade de absorção de água do solo, fornece nutrientes importantíssimos e favorece as ações de microorganismos essenciais para a vida na terra.

gora você pergunta: mas e o cheiro? Toda vez que alguém usa o trono joga uma porção de serragem (terra ou folhas secas) por cima. Isso elimina o cheiro, evita insetos e ainda absorve a umidade. Mesmo depois de um simples xixi a serragem é importante para evitar odores. Quando está cheia, sua câmara de compostagem deve ser fechada para os meses recomendados de decomposição. É por esse motivo que você precisa de duas câmaras (enquanto uma decompõe, a outra é usada) ou de câmaras móveis, que são levadas para decompor em outro lugar quando cheias.

Como montar um forno para esquentar as fezes e mantê-la na temperatura certa não é nada sustentável, o ideal é que se use o sol para cumprir esse papel. No IPEC, as câmaras dos sanitários são voltadas para o norte, onde o sol bate durante o dia todo. Para ajudar mais nesse trabalho, as faces das câmaras foram pintadas de preto e foi aberto um respiradouro (com tela para que não entrem insetos) para que os gazes possam sair.

No começo, muitas pessoas estranham. Nada mais normal, já que vivemos em um mundo de hábitos arraigados. É preciso manter a tampa do sanitário seco sempre fechada para que insetos não entrem e, depois, saiam tendo colocado as patinhas no seu cocô. Também é preciso manter o estoque de serragem a mão. Pequenos cuidados com as quais qualquer um se acostuma.

O sanitário compostável do Instituto de Permacultura e Ecovilas do Cerrado foi finalista do prêmio Tecnologia Social 2005, promovido pela Fundação Banco do Brasil. Hoje, seis sanitários estão em funcionamento, fornecendo húmus às plantações. O material retirado das câmaras pode ir direto para o solo, ou pode passar algum tempo no minhocário, tornando-se ainda mais potente. Ele merece ou não merece o trono?


Cinco motivos para instalar um sanitário compostável em sua casa

1. Em 2004, o IBGE declarou que existem mais de 45 milhões de brasileiros sem acesso à água potável e mais de 90 milhões sem acesso à rede de esgoto.

2. No mundo são aproximadamente 1.2 bilhões de pessoas sem acesso à água potável e quase 3 bilhões sem saneamento básico (Relatório de Desenvolvimento Humano de 2004).

3. Dois terços do globo terrestre são compostos de água, mas apenas 2,5% dela não contêm sal. Dessa pequena parte, dois terços encontram-se nas geleiras e áreas glaciais.

4. John Reid, ministro da defesa da Grã-Bretanha, assumiu recentemente que a violência e os conflitos políticos devem se intensificar na medida em que as reservas de água diminuam.

5. Especialistas estimam que uma pessoa pode viver com 30 litros de água por dia. Entretanto, um norte-americano usa em média, atualmente, 500 litros por dia. Chega a 35 litros a água gasta apenas com a descarga. Essa quantidade é capaz de suprir o gasto total diário de quatro pessoas em regiões como Mali, Somália e Moçambique.

Visitem: http://www.permacultura.org.br/

http://www.permaculturalatina.org.br/

1 comentários:

Filipe Saraiva disse...

Beleza Bianca, matéria bacana.
Mas não gostei do título não... heuheu, parece coisa de humorista!

Abraços.