terça-feira, 8 de dezembro de 2009

COM-VIDA em Dom Inocêncio

por: Venicio Moura Junior

O evento ocorreu na U.Escolar Municipal Dom Inocêncio, lá se encontravam as quatro Com-Vidas montadas na primeira etapa do projeto, mais membros de duas comunidades quilombolas.
Na abertura houve execução do hino do Piauí e uma apresentação dos visitantes que iriam orientar as atividades do Seminário de E.A. Em seguida Luanas - SEDUC fez a leitra da programaçao onde foi apresentada uma proposta de modificação pois a mesma se encontrava muito atrasada. Em seguido fizemos uma apresentação sobre o Coletivo Jovem e a Agenda 21. Em seguida houve uma apresentação e uma roda de dialogo com as comunidades quilombolas presentes com uma demosntração de suas atividades com Caroá - planta típica da região semi-árida de onde se prduz fibras para confecção de redes, tapedes que são comercializados na região - .
Com o retorno do almoço, foi apresentado um video produzido pelos proprios alunos e professores sobre os problemas ambientais mais alarmantes no municipi, em seguida dividimos a plenária de aproximadamente 60 participantes em dois grupos mesclados para a realização da Oficina de Futuro, com o objetivo de apresentar indicativos para planos de ações das Com-Vidas. Assim encerramos o primeiro dia das atvidades, onde fomos convidados para uma noite cultural na festa do Forró de Candeeiro onde todos os participantes e mais a comunidade marcou presença.

No dia seguinte iniciamos as atividades com alguns jogos dinâmicos no intuito de despertar os participantes para o dia que se iniciava. Luanas fez a apresentação da Conferencia Internacional Infanto de Meio Ambiente. Em seguida foi apresentada a sistematização dos indicativos feitos no dia anterior nas Oficinas e em plenário foi proposto as prioridades de ação para orientação do plano de ação das Com-Vidas.
Em seguida as Com-Vidas se reuniram com Luanas e Fabiola(semar) e eu fiquei pra fazer um dialogos com a comunidade e demais participantes sobre a convivência com o semi-árido. Nos grupos as Com-Vidas elaboraram suas ações e para finalizar foi socializado em plenária as ações das Com-Vidas do municipio de Dom Inocêncio para o ano de 2010.

0 comentários: