segunda-feira, 8 de março de 2010

XI Encontro Regional de Agroecologia (ERA)

A Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB juntamente com a Universidade Federal do Reconcavo Baiano-UFRB tem o prazer de convidar a todos os estudantes de Agrárias, Biológicas, Humanas , Exatas, agricultores, professores, movimentos sociais e a sociedade civil em geral para participar do XI Encontro Regional de Agroecologia – XI ERA. O encontro acontecerá dos dias 21 a 25 de Abril de 2010 no campus da UFRB-Cruz das Almas-BA.
O XI Encontro Regional de Agroecologia (ERA) tem por finalidade discutir e contribuir no debate de uma agricultura sustentável, fazendo com que sejam ampliadas as preocupações com o social e o ambiental, assim como científico, técnico, cultural e ético. Este espaço tem o intuito de discutir e trazer, juntamente com agricultores, pesquisadores e estudantes, a realidade e as alternativas da vida no campo, calcados em princípios sustentáveis e agroecológicos e suas experiências práticas.

A realização do XI ERA tem como objetivos:

  • Ampliar e difundir o debate agroecológico;
  • Discutir uma nova abordagem da agricultura no país;
  • Construir propostas para a solução de problemas relacionados à soberania alimentar;
  • Resgatar a valorização das sementes crioulas;
  • Discutir o projeto de agricultura do governo;
  • Propor alternativas de inclusão social;
  • Formação profissional;
  • Discutir papel da universidade no desenvolvimento agrícola;
  • Resgatar os valores e conhecimentos do pequeno agricultor;
  • Apoiar o fortalecimento da produção familiar;
  • Promover espaços de interdisciplinarida de e interação entre alunos de vários cursos, profissionais e agricultores;
  • Unir entidades no avanço e consolidação do paradigma agroecológico;
  • Elaborar relatórios que sirvam para discussões posteriores;
  • Apoiar o surgimento de novos grupos agroecológicos;
  • Fortalecer as relações com movimentos sociais

JUSTIFICATIVA

Um enfoque científico exclusivamente dirigido a minorar os impactos ambientais da agricultura convencional, sem que se contemplem as difíceis condições sócio-econômicas enfrentadas pelos agricultores, apresenta limitadas possibilidades para o efetivo enfrentamento da crise. A consolidação de um paradigma alternativo que forneça as bases técnico-cientí ficas para a superação da crise sócio-ambiental da agricultura deve considerar, de forma integrada, as dimensões ecológica, social e econômica envolvidas no processo de desenvolvimento. A construção de um novo paradigma demandará considerá vel esforço do setor de pesquisa para avançar o conhecimento, inclusive aprimorando e incorporando novos enfoques pelas instituições. Nesse sentido faz-se necessário debater o papel de ensino de ciências agrárias na construção participativa de alternativas para o desenvolvimento sustentável.

METODOLOGIA

RECEPÇÃO E INSCRIÇÃO:

Objetivo: recepcionar os participantes do evento, bem como alojá-los; reconhecimento do campus.

ABERTURA:

Objetivo: iniciar o encontro, apresentando o objetivo geral do evento e das entidades envolvidas; dar boas vindas às caravanas de cada região e entidades.

GRUPO DE INTEGRAÇÃO (G.I):

Objetivo: facilitar a integração entre os participantes e o desenvolvimento dos temas discutidos. É realizada através de dinâmicas de grupo, mística, etc... Neste espaço é apresentada a grade do evento, explicando os seus espaços e as respectivas metodologias.

OFICINAS:

Objetivo: mostrar como os agricultores e agricultoras manejam as diversidades de experiências a partir de uma lógica de otimização dos recursos voltados para agricultura familiar, ante a uma apropriação de conhecimento técnico, seja através da observação/convivê ncia quanto da apropriação de técnicas.

GRUPOS DE DISCUSSÃO:

Destinado ao aprofundamento e troca de experiências dos participantes, usando como subsídio, dinâmicas de grupo e as discussões realizadas nos painéis que serão sistematizadas com a ajuda dos coordenadores.

FEIRA DE SEMENTES:

Visa proporcionar a exposição de produtos e grupos de agroecologia para troca de experiências entre produtores locais e os demais participantes do evento. A idéia é, como numa “Feira de Ciências” - onde todos (agricultores e, estudantes, professores e sociedade) possam estar interagindo, expor a produção científica e cultural relevante à agricultura familiar

ATO PÚBLICO:

Com o objetivo de participação coletiva, envolvendo místicas e discussões, em contato direto com a natureza e comunidades carentes, realizando alguma atividade na terra, por exemplo, plantio de mudas nativas para reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, oficinas com os moradores, limpeza do local, construção de horta comunitária e outras atividades possíveis. Também será realizado um ato de manifestação dos participantes junto com a comunidade de alguma pauta de luta local.


8 comentários:

Conquista Altenativa disse...

Eu quero saber o preço da inscrição!

cobra mansa disse...

O que sera necessario para participar O Kilom Tenonde que estar la com voces ..Abraco m cobra mana

Coletivo Jovem - PI disse...

Gente,
infelizmente não sabemos informar isto a vocês... mas vocês podem encontrar mais informações com esse pessoal aqui:

Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil – FEAB

Rua dos Funcionarios, 1540 – Cabral – Curitiba/PR – 80035-050

Telefone: (41) 3350 5735 (secretaria)

Correio Eletronico/Blogue: cnfeab@yahoo. com.br / http://feab. wordpress. com

abraços e esperamos estar com vcs por lá!

Vida Alternativa disse...

Salve galera...
sou da comissão organizadora do evento...logo estaremos disponibilizando informações de quanto vai ser as inscrições e como se escrever...so gostaria de esclarecimentos quantoa essas informações do evento que vcs postaram, me parece que tem algumas coisas equivocadas...nosso blog tambem ja esta quase pronto...até lá!!!!
Daniel Lemos
C.O. XI ERA

ABEEF

Coletivo Jovem - PI disse...

Olá,
a informação foi repassada pelo fórum permaculturabr, e pelo cunhambebe, se estiver alguma informação errada, gostaria de pedir desculpas e saber o que há de equivocado, para que possamos corrigir. No mais, desculpas!
Esperamos o blog.
Abraços

juliana disse...

Coletivo jovem pelo meio ambiente do piaui, vc's podem me adicionar no e-mail JULIANANADJA@HOTMAIL.COM
Sou de teresina-pi, faço agronomia na ufpi e eu estarei indo pra o ERA-NE em cruz das almas.

Coletivo Jovem - PI disse...

Ei Juliana,
que massa que você apareceu por aqui, estavamos loucos pra conversar com vc mesmo... que bacana!
Adicionada!

juliana disse...

pessoal do coletivo jovem pelo meio ambiente do piaui!!!
vamos representar nosso estado lá!

http://www.xieranordeste.blogspot.com/

blog com maiores informaçoes!
estou querendo levar 15 pessoas qualquer coisa entre em contato cmgo.
juliananadja@hotmail.com