quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Juntos por um futuro sustentável... VOCÊ FAZ PARTE!

Somos jovens estudantes de diferentes estados e regiões do país, delegados da III CNIJMA (III Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente) e integrantes do Circuito de Aprendizagem – Confint 2010. Sabemos da nossa importância para a construção de sociedades mais justas e igualitárias, afinal, representamos 11.000 jovens que um dia confiaram em nós para levar responsabilidades e ações adiante.

Por esse motivo modificamos nosso comportamento, nossa forma de ver e tratar o mundo. Passamos a atuar numa rotina pautada na ética, persistência e, sobretudo, na sustentabilidade.

Ainda que não gozemos de poder e influência na sociedade, tenhamos pouca idade e aparente falta de maturidade, levamos a sério nossa Conferência, as ações e responsabilidades assumidas. Tudo isso sem nenhuma pretensão maliciosa, queremos apenas viver. Viver sem agredir nossa qualidade de vida e também das futuras gerações.

Moramos longe, estamos espalhados por todo o país! Mas, apesar da distância, sentimos a necessidade de agir...

...Agir pelo nosso futuro!

Afinal, somos considerados o futuro do planeta!

Entretanto, não nos encaixamos mais nessas meras definições, somos também o presente, pois temos a capacidade de agir, lutar, conseguir e nunca se acomodar!

Lutamos pelo futuro de todos, de todos mesmo! Onde cada um respeite o espeço e o limite do próximo, da natureza e dos animais.

Na III CNIJMA, elaboramos uma carta que hoje é um alicerce para ações de Educação Ambiental no Brasil. Inclusive, nós, delegados nacionais, usamos essa carta na fase de implementação de projetos do Circuito de Aprendizagem. Mas, vocês sabem o que é Circuito de Aprendizagem?

O Circuito é uma ferramenta on-line na qual os delegados nacionais interagem entre si. Foi por meio dele que foram escolhidos os 12 delegados que representaram o Brasil na I CONFINT (I Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente).

Esta foi o ponto alto da nossa luta, aconteceu em junho de 2010 aqui no Brasil. Nela estiveram presentes jovens de 43 países unidos por um único ideal: cuidar do planeta! Após vários momentos de discussão e debate, construímos uma nova carta, que é a base para a educação ambiental em todo o planeta. Esta, reafirma todos os compromissos assumidos e mostra ao mundo que os jovens não estão de braços cruzados, reforçando o que já sabíamos: não podemos ficar parados!

Assim, vamos elaborando novos projetos, cumprindo nossas metas da forma que podemos e devemos. Assumimos um compromisso árduo, mas compensativo, um compromisso com a vida!

Até que surge uma grande oportunidade de trabalho, uma chance de fortalecermos a rede de educadores ambientais espalhados em todo o Brasil: a Festa Global do Trabalho, que segundo os idealizadores é “‘um dia para celebrar soluções de clima’ – e pode bem ser a nossa última chance este ano de fazer pressão sobre os nossos líderes, ao mesmo tempo em que nos divertimos um pouco”.

A carta internacional possui nove responsabilidades, estas trazem consigo ações. Essas ações são as que vamos executar em 10/10/10 (dia escolhido para a “Festa Global do Trabalho”). Esperamos que nosso esforço sirva como exemplo e seja estendido a milhares de escolas e comunidades em todo o país e, quem sabe, até fora dos limites nacionais!

http://carta.vamoscuidardoplaneta.net/

A juventude brasileira está agindo, fazendo o que tem que fazer: cuidando do futuro! Ao mesmo tempo ela convida você para cuidar também. Faça sua parte: aja, fiscalize, eduque, repasse e adquira saber! Aproveite que estamos em ano eleitoral, reveja conceitos e exerça sua cidadania: mesmo que ainda não vote, analise os candidatos, defenda um que cuide do meio ambiente e ao mesmo tempo faça o Brasil crescer economicamente e socialmente, de forma sustentável!


Aliás, temos visto constantemente nos noticiários fenômenos ou desastres ambientais que há cerca de 50 anos atrás pareceria impossível ocorrerem com tanta força e frequência. Isso prova a realidade e perigo do aquecimento global. O que ainda nos indigna bastante é a falta de compromisso de alguns líderes, que fizeram da Cúpula- 15, em Copenhague, uma vergonha.

É difícil?

É sim!

Cansativo?

Também!

Pode ameaçar o sistema de produção e consumo exacerbado e ilegal do ponto-de-vista ambiental?

Pode. Ou melhor, deve!

Mas é urgente?

Com certeza. Nossa qualidade de vida, dos animais e das futuras geração depende disso.


Queremos “dias melhores”, dias melhores na igualdade, na paz, na educação, na preservação ambiental, na política e no planeta!


Estamos mostrando que embora pequenos, fazemos mais que muita gente grande. Trabalhamos unidos numa corrente pelo bem. Esperamos que compreendam que é imprescindível assumirmos um compromisso com a ecologia, podemos iniciar apenas modificando pequenas ações cotidianas, instituindo um padrão de vida baseado nos princípios que dizem respeito ao bem-estar coletivo.

Esperamos que nossas palavras toquem a sociedade e façam com que todos reflitam! Pedimos também a nossos políticos que nos deem respostas imediatas, aguardamos atenciosa e apreensivamente!


Nós estamos juntos por um futuro sustentável e desse processo VOCÊ FAZ PARTE, JUNTE-SE A NÓS!!!


Texto: Ana Cláudia – Sergipe, Anannandy Cunha – Ceará, Anthony Pirola – São Paulo, Francielle – Goiás, Júlio César – Piauí e Luana Bandeira - Pernambuco

Desenvolvimento das ações na escola e/ou comunidade: Ana Cláudia – Sergipe – Malhador, Anannandy Cunha – Ceará - Camocim, Anthony Pirola – Espírito Santo - Jaguaré, Francielle – Goiás - Trindade, Júlio César – Piauí - Picos, Bruno Smarsaro – Espírito Santo - Linhares, Silas Alves – Maranhão – Passo do Lumiar, José Janielson – Piauí – Santa Cruz dos Milagres e Danielle Balduíno – São Paulo – Campo Limpo Paulista

2 comentários:

NucomCJMT disse...

Olá ótimas Publicações =)
atualize Nosso portal em sua homepage,Coletivos Jovens de Meio Ambiente de Mato Grosso - CJMT [ http://www.coletivojovem-mt.blogspot.com],ajude-nos a perpetuar irmandade cjotense na Rede!
Saudações Coletivas

- Nucom /CJMT.
[s]'

Tosatti disse...

Caros, por gentileza qual o contato de vcs?