segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

I Oficina de Combate ao Racismo Ambiental no Nordeste

Data e Local: 17 e 18 de Março de 2010, Fortaleza, CE

Gente boa de luta,

Como já informamos antes, é hora de dar início ao processo de organização da nossa primeira oficina de Combate ao Racismo Ambiental no Nordeste, de acordo com o projeto aprovado pela Cese. Como as últimas notícias que socializamos a respeito foram colocadas na lista no ano passado, vale relembrar alguns pontos a serem levados e consideração, para que possamos ir adiante.

A Cese aprovou inicialmente a realização de três Oficinas de Articulação do Combate ao Racismo Ambiental no Nordeste e de um Encontro de Advogados Populares, com o intuito de refletirmos juntos sobre o Racismo Ambiental e sobre como essa dimensão dos conflitos ambientais pode ser explicitada na construção de argumentos jurídicosna defesa das populações. Também planejaremos com eles a elaboração de uma cartilha com informações básicas sobre como as populações atingidas devem agir em casos de enfrentamentos urgentes. Dando início ao planejamento, entretanto, a Coordenação Colegiada, em diálogo com alguns parceir@s envolvidos na organização do Encontro dos Advogados, optou por concentrar as oficinas em dois pólos – Ceará e Bahia – levando para Fortaleza e Salvador @s participantes dos estados mais próximos. Além de Ceará e Bahia serem os estados que concentram o maior número de entidades participantes da região, facilitando assim a divisão de tarefas da organização, a redução de uma oficina também teria efeitos significativos nos gastos, uma vez que o apoio da Cese é de pouco menos de R$ 20,000,00, embora a ele venha a ser somada ainda uma contribuição da RBJA, no total de R$ 9.000,00.

Paralelamente, fatores diversos nos levaram à necessidade de alterar as datas das oficinas, adiando em uma semana a primeira e antecipando, por outro lado, a segunda. Assim, a primeira oficina será realizada em Fortaleza, nos dias 17 e 18 de março, reunindo também participantes do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. Na segunda, em Salvador, reuniremos também @s da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, em 20 e 21 de abril (que aliás é o Dia Internacional contra a Discriminação Racial), seguindo-se o Encontro dos Advogados, nos dias 22 e 23.

Cada oficina terá um número máximo de 40 pessoas, incluindo os advogados que participarão do Encontro. A participação d@s advogad@s populares nas oficinas será fundamental para que, já na abertura do Encontro, estejam totalmente embasad@s em relação à questão do Racismo Ambiental.

No que diz respeito aos critérios de participação, propomos as seguintes prioridades;

  1. Integrantes do GT Combate nos respectivos estados;
  2. Representantes de entidades que considerarmos fundamental venham a se integrar ao GT e à RBJA;
  3. Integrantes da RBJA que não fazem parte do GT Combate, mas que tenham interesse em debater conosco os conflitos em que estão envolvidas sob a ótica do Racismo Ambiental, podendo, eventualmente, também se integrar a ele;
  4. Representantes da RENAP e da AATR nos respectivos estados;
  5. Representantes de comunidades que estejam em processo de luta e de organização.
Para a oficina do Ceará, no que concerne ao item 1, teríamos, como “participantes natos’, representantes do Fórum Carajás; EKOS – Instituto para a Justiça e a Equidade/Justiça nos Trilhos; CUFA Ceará; Fórum de Defesa da Zona Costeira do Ceará; Núcleo Tramas; Instituto Terramar; e o jornalista Daniel Fonsêca, que integra o GT como pessoa física. Gostaríamos de enfatizar, entretanto, a importância de que tod@s confirmem suas presenças, dada a limitação do número de vagas.

Também consideramos da maior importância que tod@s @s integrantes do GT Combate assumam a responsabilidade de indicar outras entidades desses quatro estados a serem convidadas a participar. Desde já, sugerimos como possíveis convidados, os advogados Cláudio e Rodrigo, da RENAP/Via Campesina, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, o Fórum
Cearense pela Reforma Urbana, a INEGRA e a CPP do Ceará. Mas é fundamental que possamos contar com outras indicações de vocês, principalmente no que diz respeito aos estados onde o GT Combate ainda não tem bases. E também porque precisamos fazer uma boa gestão e democratização dos recursos.

No intuito de facilitar esses dois processos, estamos anexando um pequeno formulário a ser preenchido, tanto pelas pessoas do GT Combate como pelas da RBJA, informando do seu interesse em participar e das sugestões quanto a outr@s convidad@s. Aproveitamos também para indagar quanto à possibilidade de colaboração das entidades no custeio de deslocamentos.

Solicitamos, para efeitos de planejamento, que a resposta seja enviada o mais
breve possível e até, no máximo, a próxima sexta-feira, dia 26.

Abraços fraternos, Cristiane Faustino e Tania Pacheco.
http://racismoambiental.net.br/

1 comentários:

MUDA (Movimento Umarizalense em Defesa Ambiental) disse...

Olá garotada, me chamo Daniel tenho 29 anos, sou do interior do Rio Grande do Norte, sou CJ do estado, estudante do curso de Gestão Ambiental pelo IFRN. Em minhas andarolas pela internet encontrei o blog de voce, do qual achei super interessante e gostria de socailizar e aumentar esta rede que tanto bem faz ao meio ambiente. Espero manter contato com voces, abaixo segue meu email, o site do meu blog e meu celular(tim). Fiquem a vontade para entrar em contato. Abraços a todos

dannyuzl@hotmail.com (e-mail)
http://mauzl.blogspot.com/ (blog)
(084)9920-8649 (celular tim)